É um prazer imenso contar a história do Clube Itabirito de Carros Antigos – CICA. Hoje, posso falar que somos um grupo de proprietários de carros antigos itabiritenses ou residentes da cidade na região central de Minas Gerais. Porém, isso só foi possível depois de vencermos muitos obstáculos! Desde 2013, quando promovemos o nosso primeiro evento, o líder do grupo, José Geraldo Braga (que vem a ser meu pai!) não poupou esforços para fortalecer a cultura do antigomobilismo na cidade.
Ao lado dele e do meu irmão, contando com apoio massivo de toda nossa família, conseguimos construir muito mais que um clube que reúne amantes dos veículos de época: o que antes era desprezado, hoje é cultuado! A sociedade itabiritense passou a enxergar seus Fuscas, Brasílias, Kombis e Variants com outros olhos.
O CICA ainda está longe de uma formação oficial, sendo um clube federado ou algo assim. Porém, dá um orgulho imenso mirar o binóculo para trás e ver o quanto evoluímos o quanto construímos.
Se você é de Itabirito e quer fazer parte do CICA, comente neste post que a gente bate um papo!
Quadro diretor
Com um título desse, parece que a introdução deste texto é uma falácia. Mas sim, temos um quadro diretor. É uma diretoria humilde, mas é! Com regras, funções e com o máximo de organização possível.
Hoje o CICA é estruturado em:
- Diretor-Presidente: José Geraldo Braga
- Diretor Financeiro: Luiz Otávio Pontes
- Diretor de Comunicação e Marketing: Bruno Augusto Pontes
O Diretor-Presidente tem como premissa básica ser a principal referência de todos os membros do clube, tendo papel social fundamental na manutenção da imagem do CICA perante a sociedade, é o tomador de decisões oficial e organizador do calendário de eventos e orquestrador de todas as parcerias necessárias para que os encontros, desfiles e reuniões aconteçam da melhor forma possível.
O Diretor Financeiro cuida do fluxo de caixa, faz balanços financeiros e é responsável por receber a contribuição mensal facultativa de cada membro do CICA. Periodicamente faz uma prestação de contas para todos, pois esta contribuição tem como único objetivo ser a principal fonte de receita para promoção de encontros de carros antigos na cidade ao longo do ano.
Já o Diretor de Comunicação e Marketing fica responsável pela construção de todo o material gráfico informativo e promocional do clube. É desta diretoria a responsabilidade sobre a identidade visual da marca, posicionamento em redes sociais e é porta-voz do Clube com a imprensa, gerando releases, imagens e matérias úteis para os jornalistas da região.
Minha missão no CICA
Sou o tal Diretor de Comunicação e Marketing. Por ter formação em design gráfico, foi me dada a missão de criar a marca do CICA e montar todos os cartazes de divulgação para eventos promovidos pelo clube, sobretudo os desfiles e encontros.
Senhoras e senhores, a marca do CICA:
Sou o responsável pela nossa comunicação como um todo, sobretudo em redes sociais. Sou eu o administrador da nossa página oficial no Facebook, além de fazer o trabalho de assessoria de imprensa, quando necessário.